sexta-feira, 2 de novembro de 2012

As Fúrias da Natureza


Furacão, Tufão, Ciclone e Tornado, todos são fenômenos climáticos violentos que tem a característica de destruir tudo onde passa.
Ciclone, Furacão e Tufão, três nomes diferente para a mesma tempestade tropical.
Então por que esta variação de nomes?
A única diferença esta na geografia onde os fenômenos acontecem.
Furacão é o nome dado para perturbações climáticas que se formam no Oceano Atlântico. Este nome é mais usado para ciclones que tem uma intensidade maior.
Tufão é o nome dado para as agitações climáticas que nascem no Oceano Pacifico ou Indico.
E como ocorrem essas tempestades climáticas ?
Tanto o Ciclone, Tufão e Furacão se formam em águas tropicais quente com temperatura acima dos 27 º C, locomovendo numa velocidade superior a 100 quilômetros por hora. Tem a duração de vario dia, e pode ser visto do espaço. A escala de destruição é grande podendo cobrir uma área de milhares de quilômetros quadrados. No Hemisfério sul a fenômeno gira no sentido horário já no hemisfério norte é no sentido anti-horário.
Tornado, não existe um consenso de como se forma, porém muitas vezes são associados a tempestades severas, quando uma massa de ar fria e seca se encontra com uma de ar quente e úmido. A tormenta tem uma curta duração e ocorre geralmente sobre o continente. O seu vento é forte podendo chegar a 800 quilômetros por hora.

Lugares com maior episódio climáticos violentos.
Os tornados são observados em todos os continentes com exceção da antártica. No entanto o lugar mais comum é “Alameda dos Tornados” (Tornados Alley em inglês) nos Estados Unidos. Os estados americanos que se compõe por inteiro na Alameda dos Tornados são: Oklahoma, Kansas, Arkansas, Iowa e Missouri. Há também outros que estão inclusos parcialmente são: Texas, Colorado, Luisiana, Minnesota, Dakota do sul, Mississippi, Illinois, Indiana, Nebraska, Tennessee, Kentucky e Wisconsin. Outras regiões do mundo onde as tormentas ocorrem com frequência são: o sul da Ásia, norte da America do sul, oeste da Austrália e noroeste da Europa.
Os meteorologistas consideram 7 regiões como as principais na formação de um Furacão, são  elas: Oceano Pacifico, Oceano Pacifico Norte Oriental, Oceano Pacifico Ocidental Sul, Oceano Indico Norte, Oceano Indico Sudeste, Oceano Indico Sudoeste e Bacia Atlântico Norte.
Dentro todas as regiões a mais ativa é Oceano Pacifico onde a Agencia Meteorológica do Japão é a principal monitora. As nações afetadas pela tormenta nesse local são: China, Japão, Filipinas e Taiwan.
A Bacia, do Oceano Pacifico Norte Oriental é a segunda mais ativa. Ela é vigiada pelos: Centro de Furacões do Pacifico Central e Centro Nacional de Furacões. As perturbações atingem principalmente o lado ocidental do México, a conta Pacifica da America Central, em raríssimas ocasiões a Califórnia e Havaí.
A precisão da bacia do Oceano Pacifica Ocidental Sul é constituído por três agencias as:  Bureau of Meteorology, da Austrália, pelo Serviço Meteorológico de Fiji e pelo Centro de Aviso de Ciclone Tropical de Papua Nova Guiné. As localidades mais comprometidas são: a Austrália e Oceania.
A região do Oceano Indico Norte é dividida em: Bacia de Bengala e Mar Arábico. A Bacia de Bengala é a mais ativa, e os países mais afetados são:  Índia, Bangladesh, Sri Lanka, Tailândia, Birmânia e Paquistão, todos eles emitem previsões. Entretanto o Departamento Meteorológico da Índia é agencia oficial.
Oceano Indico Sudeste recebe previsões do Bureau of Meteorology e da Agência Meteorológica e Geofísica da Indonésia. Austrália e Indonésia são os igualmente danificados.
No Oceano Indico Sudoeste a Météo-France é quem controla, contudo os locais afetados  Madagascar, Moçambique, Ilhas Maurício, Quênia eTanzânia também emitem alertas e advertências.
Bacia Atlântico Norte, é a mais estudada e inclui o: Oceano Atlântico, o Mar do Caribe e o Golfo do México. As tempestades são monitoras pelo: Centro Nacional de Furacões e Centro Canadense de Furacões. Os povos mais atingidos são:  da America Central, Ilhas do Caribe, México e Estados Unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário